A Freguesia Orgãos Autárquicos Património Turismo Informação Útil Contactos
 
Autarquia
  Executivo
  Assembleia de Freguesia
  Galeria de Autarcas
  Equipamentos
  Heráldica
  Lordosa em Movimento
Património
  Arqueologia
  Monumentos
  Lendas
  Gastronomia
  Escolas
  Associações
Turismo e Lazer
  Festividades
  Galeria
Serviços
  Informação
Instituições
  Informações Úteis
 
Associações




Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa

Esta Associação, anteriormente designada por Associação Folclórica Cultural e Recreativa de Lordosa, reconstituída em Abril de 1996, é hoje designada por "Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa", tendo como principal objectivo, preservar os usos e costumes da nossa terra, como testemunho das tradições seculares da nossa região.
O "Alto do Gaio", extensa área verde de floresta, situada na freguesia de Lordosa, deu origem ao nome desta associação e ao seu Grupo de Folclore.
Esta Associação, além de ensinar e ocupar os tempos livres dos mais jovens, tenta manter vivo o modo de vida dos nossos antepassados, através das "modas antigas", cantadas e bailadas pelo nosso Grupo de Folclore, e ainda preservando outras tradições da nossa terra, ao longo de todo o ano, entre as quais se salientam: o cantar das "Janeiras" e dos "Reis", de porta em porta, as brincadeiras do "Entrudo", o cantar dos "Martírios" na Quaresma e o saltar das fogueiras por altura dos Santos Populares.
Todo o trabalho desenvolvido por esta Associação, só foi possível através de inúmeras recolhas realizadas no campo do Traje ("chita"), das Danças e das Tradições Populares, as quais foram efectuadas pelos elementos deste Grupo, junto das pessoas mais idosas desta Freguesia.
Esta Associação Verde Gaio, fazendo jus às componentes cultural e recreativa que apraz dignificar tem, desde 1997 até 2008 participado nas Marchas dos Santos Populares, realizado pela Câmara Municipal de Viseu, tendo em 2008 conseguido, pela sétima vez, o 1º lugar.
Desde 2005, que tem lutado e trabalhado para ver edificado a sua Sede, que se situa junto à Santa Eufémia, e onde se têm realizado vários eventos festivos.
Endereço Postal:         
 
Almiro Costa Rebelo
Rua da Capela, nº 86 Galifonge
3515-776 Lordosa-Viseu
 
Contactos: 964393927 / 232911121/ 232425235
 
 


Associação Juvenil de Lordosa


Esta Associação tem diversas actividades nas áreas musicais, recreativas, desportivas, sociais, culturais, educativas, artísticas, ambientais e de intercâmbio.
É destinada a todos os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos de idade.
    
 
Esta Associação tem vindo a aumentar ao longo do tempo, ficando cada vez mais sólida. Tem organizado diversos eventos em todas as suas áreas, eventos esses que têm sido desenvolvidos na Freguesia de Lordosa.

    Os principais objectivos desta Associação e, preservar algumas tradições desta freguesia e desenvolver actividades para os jovens. Ao longo do tempo muitas foram as actividades que o grupo desenvolveu, incluindo as festas populares de Lordosa.

Está disponível a todas as pessoas que desejarem tornar-se sócios, e não tendo qualquer limite de idade.

Foi fundada em 2006. Tendo como seus fundadores os seguintes elementos:

Direcção
   
Presidente: João Paulo da Costa Balula
   Vice-presidente: Margarida Rosa da Costa Ribeiro
   Secretário: Ana Rita da Silva Correia
   Tesoureiro: António José Rodrigues dos Santos
   Relações Publicas: José Filipe Rego Poceiro
   Vogal: Daniel Loureiro Carreira

Assembleia-geral
   Presidente: Sílvia Rodrigues dos Santos
   Vice-presidente: Rui Flávio da Cruz Ferreira
   Secretário: Carlos Miguel da Costa Ferreira
   1º Vogal: Catarina Cruz Ferreira
   2º Vogal: Luís Carlos da Costa Almeida

Conselho Fiscal
    Presidente: Hugo Daniel da Silva Pombo
   Secretário: José Manuel Rodrigues    
   Relator: Daniel Tiago da Costa Almeida


Contactos:

ASSOCIAÇÃO JUVENIL DE LORDOSA
Rua Vinha Velha
Casal Gozo
3515 – 773 Lordosa
VISEU
E-mail: ajlordosa@sapo.pt

 


Aeroclube de Viseu
RAerodromo Gonçalves Lobato 
Lordosa
Tel/Fax: 232451018

VISEU
http://www.acv.pt.vu

 
 Horário de Atendimento

Secretaria
Segundas Feiras
18:00h-20:00h

Quintas Feiras
18:00h-20:00h


Novidades

NetFreguesias                          Foi inaugurado na Freguesia de Lordosa a implantação do projecto NetFreguesias do concelho de Viseu.Pretende-se dotar as freguesias com postos de internet gratuito que sirva as populações no uso das novas tecnologias  de informação.Em Lordosa, o Posto NetFreguesias funciona na sede da Junta de Freguesia às 2ªs e 5ªs feiras das 17:00horas às 20:00horas. 

Inauguração de Obras
Foi com grande orgulho que, e com a presença do Sr. Presidente da C.M.Viseu; o executivo da Junta inaugurou no passado dia 9 de Outubro um conjunto de obras realizadas na nossa Freguesia. Neste lote, destacamos a inauguração da Casa Mortuária de Lordosa que foi benzida pelo Sr.Padre Amadeu. Deixamos aqui uma palavra amiga de agradecimento pela presença das entidades oficias e religiosas com natural destaque para os freguêses de Lordosa que se associaram a este evento, com a certeza de que Lordosa continua em Movimento. A todos, MUITO OBRIGADO 


Informações Úteis

   Loja Social de Lordosa
Com o apoio da Junta de Freguesia de Lordosa, está a dar os primeiros passos e já com algum sucesso, a Loja Social de Lordosa. É através de um atendimento e acompanhamento de proximidade que visa e não só apoiar a população mais carenciada da freguesia, como também promover a troca e compra a baixo preço de produtos entre todas as pessoas da freguesia. Se quer ajudar ou ser ajudado, visite a Associação Juvenil de Lordosa  (antigo posto da GNR de Bigas).

 

Casa Mortuária de Lordosa 
Considerada uma mais valia para Lordosa,a casa Mortuaria está pronta. Mais um equipamento  importante para Lordosa e população em geral.Para utilização da mesma,queira contactar o executivo.

Extensão de Saúde de Lordosa está em conclusão de projecto para candidatar ao QREN e será uma realidade próxima.

Saneamento em  Lordosa Eis mais uma obra importantissima para Lordosa que não se vê mas está lá;cobertura a 100% do saneamento no Bº Stº Antonio, Fermentelos, Casal e Quintãs, acabando-se assim com os maus cheiros no pontão das Quintãs.