Perante os encerramentos que se têm verificado da Extensão de Saúde de Lordosa, no dia 29 de novembro o Sr. Presidente da Freguesia de Lordosa, depois de vários contactos efetuados, reuniu, com a Diretora Executiva, em regime de suplência, do ACES Dão Lafões, Dr.ª Rita Figueiredo, e com o Coordenador Dr. Ricardo Correia, no edifício MAS.
O Sr. Presidente, José Manuel Pereira, transmitiu que é inaceitável e inadmissível que se encerre a nossa extensão saúde de Lordosa, deixando as povoações ao abandono. Lembrou aos presentes que muitas das pessoas de Lordosa e Calde são idosos, com dificuldades de locomoção e sem meios para se deslocarem a Jugueiros, ao Centro de Saúde.
Recordou ainda que os serviços de Saúde não se podem retirar às pessoas de ânimo leve e sem pesar bem as consequências. Entende a Junta de Freguesia de Lordosa que esta decisão é precipitada e com falta de bom senso, que nunca deveria ter sido tomada de forma unilateral. No entendimento da Junta de Freguesia teriam de equacionar a deslocação de profissionais de saúde ou recorrer a contratação para garantir os serviços mínimos de atendimento.
A Dr.ª Rita Figueiredo, justificou que esta situação se deve a dificuldades de recursos humanos ao nível de médicos e de uma assistente que se encontra incapacitada para o trabalho. Garantiu que iria resolver, no menor espaço de tempo possível, esta situação e iria apresentar um plano de reabertura dos serviços de saúde em Lordosa.
Nesta reunião esteve também presente o Sr. Presidente da Freguesia de Calde.
Lordosa, 1 de dezembro de 2021